Adventure Sports Fair 2016

Por Marcos em 15 de outubro de 2016
Adventure Sports Fair

Acontece em São Paulo a maior feira de esportes de aventura do Brasil,  a Adventure Sports Fair 2016, confira o que vimos..

Este ano em um novo local, maior e com mais disponibilidade para expositores, a Adventure Sports Fair acontece do dia 12 a 16 de Outubro/16 no São Paulo Expo, um lugar de fácil acesso, amplo, bom estacionamento e uma área externa que foi muito bem aproveitada pela feira. A nosso ver a mudança fez muito bem.

Na 17ª edição a feira cresceu e ficou melhor. Com um a agenda tomada de palestras o Adventure Congress trouxe muita gente boa dos esportes de aventura como Karina Oliani, a mais jovem brasileira a chegar ao cume do Monte Everest, Carlos Zander e esposa falando da aventura de rodar a América do Sul de motorhome, Guilherme Cavallari relatando uma viagem de Mountain Bike pela Escócia, Rodrigo Fiúza que fez 62 países de moto, enfim, muita gente boa que superou limites e tem muitas histórias para contar. As palestras foram realmente muito concorridas. Tinha para todos os gostos… carro, moto, bike, 4×4, a pé….

Outro ponto que achamos muito interessante foram as oficinas de aventura. Sempre um assunto interessante buscando introduzir as pessoas neste universo dos esportes de aventura. E muito legal os bancos e cadeiras da sala das oficinas que eram de papelão, absolutamente recicláveis! Grande sacada. Aliás, percebemos na feira como um todo uma preocupação grande com a sustentabilidade desde a organização até os expositores. Ponto positivo!

Falando em sustentabilidade o Senac estará lançando uma pós graduação EaD em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis. Bela iniciativa..

Os expositores mostraram muito bom gosto na decoração dos stands, além de propiciarem a experimentação da aventura. Mais um ponto positivo.

Muitos aproveitaram para fazer lançamentos ou trazerem lançamentos recentes de seus produtos, como a Chevrolet que trouxe a nova S10 Advantage, a Ducati Motos que veio com sua novidade Multistrada 1200 a Brazzos empresa de stand up padlles infláveis, e que trouxe uma mega prancha, a Titan, para até 8 pessoas. O turismo de aventura é um mercado potencial de 20 milhões de pessoas que em momento ou outro praticam algum esporte de aventura, sendo que destes ao menos 3 milhões são regulares, é um belo mercado.

Em termos de lançamento o que mais nos chamou atenção foi o camper da empresa Deox Camper. Um camper compacto com tudo o que você precisa. Vai a reboque no veículo liberando o mesmo para as aventuras. Bom design, acabamento primoroso, realmente merce destaque… Com certeza é um equipamento que gostaríamos de ter ( fotos do site ).

Os visitantes puderam também conhecer destinos no Brasil e na América do Sul. Estandes dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e das cidades de Brotas e Socorro, ambas no estado de São Paulo e a Argentina com um belo estande e gente da maior simpatia em te atender. Acredito que nas próximas edições a lista irá crescer, pois administrador público ligado ao turismo tem de estar onde os turistas estão. Simples assim.

Os estandes dos estados e das cidades mencionadas foram de se destacar. Não quero ser extenso demais mas tenho que escrever um pouco sobre cada um..

Maranhão, tem disponível  rico material impresso, de muito bom gosto e com informações importantes e muitas fotos. Destaco a ainda pouco explorada Chapada das Mesas e a Rota das Emoções, lugares maravilhosos que iremos visitar e colocar todas as dicas aqui. Maranhão não é só Lençóis. Nos atendeu a Cristiane Müller, muito atenciosa. Obrigado Cristiane.

Minas Gerais, com um belo trabalho do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas. Ganhamos um guia com informações turísticas de todas as 26 cidades que compõe o circuito. Isto é turismo de aventura e ecológico, com picos, cachoeiras, mirantes….Agradecemos a atenção da Alessandra, Secretária de Turismo de Bueno Brandão e da Sarah, jornalista responsável pela publicação. Parabéns pelo belo material e em breve estaremos aí para desbravar toda a região.

Mato Grosso do Sul, ali bebemos o melhor caldo de piranha das nossas vidas e degustamos uma pinga autêntica da região, do Passo do Lontra, ambos deliciosos. No estande que nos atendeu foi o Marco Antonio, com muita atenção. Obrigado Marco.

Bahia, adoramos o material oferecido por eles, mapas individuais de cada região de interesse e com suas atrações em destaque. Muito bom.

Argentina, belo estande, informações, mapas e roteiros a vontade, pessoal muito atencioso e simpático… nossa rivalidade é só no futebol mesmo!

Socorro, com um estande bem legal Socorro é uma cidade que estivemos a pouco tempo atrás, temos matérias sobre ela na aba viagens ( algumas fotos abaixo ), mas lá tem muito a oferecer e queremos voltar para explorar tudo e trazer para vocês este destino que não pode deixar de conhecer. Nos atendeu a Isabela Fernandes e a Eliza. Somos muito gratos pela atenção!

A movimentação pela feira é tranquila, corredores largos, boa estrutura em alimentação e higiene e uma boa vontade enorme das pessoas que atendiam nos estandes, nenhuma dúvida fica para trás.

A feira também é um ponto de encontro de overlanders, para quem não sabe overlander é o viajante que saí em expedição pelo Brasil ou pelo mundo e tem em seu carro sua moradia, são viagens longas… muito longas… E foi interessante pois teve o encontro de dois casais que acabaram de chegar de uma jornada de volta ao mundo com outro casal partindo, nossos amigos Henrique e Sabrina, do Terra Adentro – Expedição Extremos com o Mochileiro, a Land Rover deles. Boa sorte amigos!  Em meio a estes aventureiros conhecemos o Sr. Hugo, ele simplesmente viajou em 1955, com mais dois companheiros, para o Alaska… de Jeep!!!!!!  Claro que registramos a ocasião.

É isto, um resumão da feira, com nossa visão. Se você foi sabe o que estou dizendo, se ainda não foi em nenhuma edição não perca de jeito nenhum a próxima, lugar de aventureiro é na Adventure Sports Fair. Até a próxima aventura!

Nosso vídeo da feira:

 

Deixe um comentário!