Canela/RS – Terra da Catedral de Pedra

Por Marcos em 15 de novembro de 2016

A segunda etapa de nossa viagem foi na cidade de Canela, vizinha a Gramado e parceira como principal ponto turístico do Rio Grande do Sul

 

Canela, na nossa visão, tem duas atrações que realmente chamam muito a atenção. A Cascata do Caracol e a Catedral de Pedra. Não, não é só isto que tem lá, mas são as principais.

A primeira que visitamos foi a Cascata do Caracol, fica localizada em um parque com entrada cobrada, R$ 18,00 por pessoa, parque bem cuidado com boa infraestrutura. A cascata é algo que impressiona pela beleza e dimensão, dentro do parque tem algumas outras atrações que são pagas a parte.

Descer aos pés da Cascata é possível, porém nesta data estava fechada para manutenção. São 730 degraus e precisa de disposição quando aberta. Uma pena. Eu gostaria de ter descido.

Veja a exuberância desta cascata nestes vídeos:

Dentro do parque tem uma torre de observação, que você pode subir mais uns 20 metros e apreciar de um angulo diferente, porém pago.

Um pouco antes da entrada do parque da cascata tem uma saída à direita onde você acessa o teleférico, que trás também um outro angulo de observação. Muito legal também, mas não fomos em nenhum dos dois. O parque em si é muito bonito, com banheiros limpos, restaurante, loja de lembranças..

Cascata vista, admirada e fotografada seguimos para a Catedral de Pedra com uma expectativa alta, não sem antes parar para comprar algumas coisas para parentes, vinho, salames etc. Paramos neste local das fotos, que não recordo o nome… atendimento muito bom, mas os preços realmente altos. O turista é sempre explorado, não só lá, mas em todos os lugares! Uma pena acontecer isto no Brasil pois o potencial é imenso. Mas tudo bem, fique atento quando passar lá..

Bem, seguimos para a Catedral que fica bem no centro da cidade. De fato linda, as fotos meio clichês deixamos de lado e fomos buscar novos angulos..

Muito, muito bonita, mas a praça ao redor largada, sim largada, o principal atrativo da cidade em um ambiente descuidado, calçadas quebradas, sujeira, ambulantes, garotos pegando dinheiro para olhar carros…. ok, sei que no Brasil é assim, mas Canela está umbilicalmente ligada a Gramado e bons exemplos devem ser seguidos, acredito que perdem muito em faturamento com este desleixo. Esta é minha visão, do Marcos, a Erika já tem uma visão diferente.

Nota-se também que é uma cidade mais barata que Gramado, seja em hospedagem seja alimentação, almoçamos muito bem por R$ 18,00 por pessoa e comida a vontade, sobremesa inclusa. No demais é uma cidade normal, sem os prédios estilo normandos de Gramado. Uma cidade simples.

Canela tem também seus atrativos pagos, que ficam na avenida que liga uma cidade a outra. Dentre várias atrações se destacam:

Harley Motor Show

Museu de cera..

Mundo a vapor…

E muitas atrações mais, o vai e vem de onibus, vans e carros alugados é enorme e toda esta avenida, pois as atrações são muitas… e todas pagas!

Enfim, para fazer uma viagem econômica hospede-se e dê preferência para comer em Canela e passeie muito em Gramado. Esperávamos mais desta cidade, infelizmente a comparação é inevitável.

 

Deixe um comentário!