Serra do Faxinal e Imbituba – Santa Catarina

Por Marcos em 15 de novembro de 2016

Como vocês sabem viajamos de carro e reservamos dois dias para a volta de Gramado para Mogi Mirim onde moramos, então planejamos uma volta triunfal. Acompanhe..

 

Tomamos café da manhã na pousada em Gramado e partimos. A escolha ficou por sair de Gramado e voltar em parte pela BR 101, já que para irmos utilizamos a BR 116, então fazer um caminho diferente é sempre uma boa opção. Tomamos a rodovia sentido São Francisco de Paula, cidade logo adiante de Canela. Só por este caminho já percebemos que a aventura seria legal….

A Serra do Faxinal liga os municípios de Cambará do Sul no RS à Praia Grande em SC, então o caminho a pegar era para Cambará. A entrada para esta serra é por esta cidade, mas havia visto no Google Earth uma estradinha que ganhava alguns quilometros. Fui em busca desta estrada. Mas claro, esperar por uma placa qualquer indicando o caminho é pedir demais, principalmente quando a estrada que você procura é uma pequena vicinal que te leva a uma fazenda… mas tudo bem, nosso espírito aventureiro estava gostando daquilo. A rodovia para Cambará é a RS 020, seguimos por ela até onde imaginei que a pequena estrada estaria… procurei e nada! Rodei mais um pouquinho e vimos na beira da estrada uma lanchonete, parei para perguntar e em um enorme golpe de sorte a estrada ao lado da lanchonete é a que procurávamos…. deixei nosso adesivo lá e bora nela…

A estradinha, como vocês viram na foto é bem ruim em alguns trechos, mas não imaginávamos que iríamos sentir saudades dela mais adiante. Seguimos em frente, chacoalhando muito mas com uma ansiedade enorme para a serra. Andamos uns 30 km e cruzamos uma outra estrada de terra, também sem placa. Porém nos mantemos firme em nossa estradinha inicial. Depois de andar mais um tanto começamos a ter a sensação de que o caminho não era aquele, mais adiante avistamos um vaqueiro e perguntamos se a estrada nos levaria a serra…. óbvio que a resposta direta foi: ” Não, vocês estão errados! A estrada acaba daqui a 4 km, terão que voltar.” Vixe, voltar para onde? Na estrada que cruzamos lá atrás… Ok. Meia volta e voltando, mas achando que o gado estava rindo de nossa cara! Dane-se!

Aquela estrada é a que leva aos Canyons do Itaimbézinho, lugar muito bonito, mas não nosso objetivo. Passamos a entrada do parque dos Canyons e seguimos adiante.. a estrada de terra continua bonita..

Eis que mais uns 10 km chega a tão esperada Serra do Faxinal… lugar incrível, muito acima do que pensávamos…

Como toda beleza tem seu preço esta vista também tem o seu… a estrada! De terra, ou melhor de buracos com um pouco de terra, é aventura pura, mas não deixa também de ter seus encantos e apreensão também…

A estrada é realmente difícil, mas tudo ali compensa o sacrifício. Em alguns trechos já há asfalto, facilita a locomoção mas vai perder a pegada de aventura… é o progresso.

 

Descendo a Serra chegamos a cidade de Praia Grande em SC e dirigimos sentido BR 101, muitos arrozais pelo caminho e disputa por alimentos.

Na BR 101 seguimos sentido Curitiba, onde pernoitaremos, conforme nossos planos. Parada na bela ponte de Laguna para algumas fotos..

Antes de Curitiba, mais uma paradinha, desta vez na praia Imbituba, não estava nos planos, mas sim no caminho, assim, porque não aproveitar?

Uma praia belíssima, mas o horário já nos fazia partir, fomos. Br 101 até Curitiba, para uma nova aventura, no próximo post.

 

Deixe um comentário!