Cidades Históricas MG, São João Del Rei

Por Marcos em 13 de julho de 2017

Iniciamos nossa visita às cidades históricas de Minas Gerais por São João Del Rei…

São João Del Rei foi fundada em razão do ciclo do ouro, que teve início naquela região por volta de 1700. Paulistas encontraram ouro na Serra de São José e logo em seguida os portugueses chegaram. O motivo que levou o início do desenvolvimento do local também trouxe alguns problemas, como a guerra dos Emboabas por exemplo.

Caminhar por São João é literalmente voltar no tempo, o centro histórico é muito bem preservado, casas, casarões, praças… tudo muito bem cuidado. Tem exceções, mas são poucas.

Você respira história em cada beco que anda. São museus, centro cultural, casas mantidas com a mobília original. Tudo encanta. As construções, em sua maioria datam do seculo XVIII e ainda permanecem imponentes.

As igrejas são capítulo a parte. São João Del Rei tem 5 grandes igrejas que retratam tanto o estilo Barroco como o Rococó. Cada uma construída em uma época, elas trazem nitidamente a ascensão e queda da extração do ouro. Uma muita rica e outra bem mais espartana. Mas cada uma com sua beleza ímpar.

Tive a oportunidade de conhecer o Sr. Aloísio. Muito simpático, bom de prosa como todo mineiro, convidou-me para tomar um batidinha de coco em sua residencia. Dentre os muitos causos ele confidenciou ser o proprietário da segunda casa mais antiga de São João Del Rei, e nem acreditei, era a casa que eu estava dentro tomando a batida. Não, não resisti e pedi autorização para fotografar, ele permitiu. A mobília é a mesma que seus antepassados utilizavam, nada foi mudado. Gosto muito de história e para mim aquilo é o paraíso. Sr. Aloísio, com muita atenção e boa vontade contou-me inúmeras histórias dos seculos passados que ocorreram na cidade, muita coisa, provando com fotos e documentos. Adorei.

São João Del rei é a terra de Tancredo Neves, onde se encontra enterrado ao lado de sua esposa Risoleta. Próximo a Igreja do Rosário fica a casa, ou Solar dos Neves, onde morou a família. Muito bem preservado.

Em São João come-se bem e por um valor bom. A maioria dos restaurantes são por quilo, então não tem muito segredo. O que vimos de problema lá é a questão de hospedagem. É cara. Não sei se em razão de ser a porta de entrada das cidades históricas, mas… vá preparado. Uma opção é ficar em Tiradentes onde o valor é bem mais baixo e fazer os passeios em São João, já que são muito perto uma cidade da outra.

São João Del Rei, tem história, tem arte sacra, tem cultura e muita aventura também, fazendo dela um destino completo..

https://www.youtube.com/watch?v=4EqLd-5QHlw

 

Deixe um comentário!